domingo, 27 de novembro de 2011

Os escravos no Brasil


PLANO DE AULA -HISTÓRIA -IMAGENS
A MÃO-DE-OBRA ESCRAVA NO BRASIL
Tema: Os escravos no Brasil
Tempo estimado: 3 aulas
Público alvo: alunos do 4° ano

·         Objetivos específicos
 Promover junto aos alunos uma reflexão acerca do período da escravidão no Brasil, bem, como a mão-de-obra escrava e sua importância.
·         Objetivos gerais

·          Explorar o significado da escravidão no Brasil através de imagens que representa esta época.
·         Avaliar através de fotos a escravidão do passado e formas de “escravidão no presente”.
·         Leitura de imagens e produção de texto.

·         Estratégias de ensino

1-      Pesquisar e levar para a sala de aula fotos, revistas, jornais, sobre o período de escravidão no Brasil e outras formas de escravidão no Brasil hoje.
2-      Após a exposição das reportagens e fotos, levantar a discursão acerca do tema e a leitura de uma imagem representando este período.

·         Recursos utilizados
·         Internet –livro didático
·         Jornal e revistas
·         Imagens- fotos de escravos

·         Atividades

Dividir a sala em dois grupos: o grupo do presente e um grupo do passado, o 1° grupo fará uma leitura de uma imagem do período da escravidão no Brasil, o 2° grupo fará uma leitura de uma imagem atual sendo esta caracterizada com um trabalho “escravo”.
 Desenvolvimento 1ª aula - No 1° momento uma discursão com os alunos acerca da escravidão no Brasil, trabalho escravo de imagens.
2ª aula- No 2º momento da aula, após a breve explicação ocorridos na 1ª aula será dividido a turma em duas equipes e distribuídas 2 imagens, uma remete ao período da escravidão no pais, 2ª imagem é atual, fazendo alusão a escravidão.
3ª aula- Neste ultimo momento será solicitado as esquipes que socializem a leitura que fizeram das imagens, juntamente com as informações oferecidas pela professora, e fará um texto.
Avaliação   
  Durante a avaliação, será levando em consideração a participação nas atividades, a leitura realizada da imagem, o material pesquisado trazido pelos alunos e finalmente a produção de um texto.                                                                                              











RELATÓRIO DE APLICAÇÃO
Apresentação
  O presente trabalho foi solicitado pelo professor Ricardo Pacheco da disciplina metodologia do ensino de história II do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O trabalho consiste em um plano de aula onde devemos trabalhar com uma das metodologias abortadas em sala de aula.
 O plano de aula foi pautado no período escravo no Brasil, respectivamente a mão-de-obra escrava, fazendo uma ponte com trabalhos que se assemelham a trabalho escravo no Brasil atual. Fazendo uma reflexão com as crianças acerca da Brasil no Brasil.
Métodos e Técnicas
 A proposta do trabalho foi elaborar um plano de aula com a intenção de trabalhar o período da escravidão no Brasil e a mão-de-obra escrava.
 Para a realização do plano de aula foi utilizado recursos da internet, revistas, jornas e fotos de escravos trabalhando. Foi feito uma discussão com a turma sobre este período, o trabalho realizado pelos escravos e o fim deste período.
 Além dos recursos utilizados, também será distribuído imagens onde os alunos terão que fazer uma leitura em seguida socializar suas opiniões com o grande grupo. O plano será aplicado em três aulas. Após todas as discussões em sala e leitura de imagens as equipes terão que produzir um texto com tudo que discutido no texto deverá conter a compreensão das equipes acerca do tema escravidão e sobre a mão-de-obra escrava.
Resultados
 Foi muito interessante à aplicação dessas aulas o interesse e curiosidade dos alunos acerca do tema. Eram muitas as opiniões dos alunos sobre a questão.
 Ficaram bastante interessados na questão do trabalho escravo e espantados com as formas de trabalho na atualidade que podem ser chamada de trabalho escravo com condições sub-humanas de vida.
 Houve grande envolvimento da turma e entusiasmo com as fotos em descobrir coisas novas, muitas sugestões e opiniões, depois, é claro que houve alguns comentários que esteja na programação.
 Os resultados foram bem satisfatórios, no geral as aulas foram bem aceitas a professora ficou na sala um apoio para o sucesso da aula.
Discussão
 Foi muito interessante ministrar essas aulas, a temática escolhida foi pertinente, principalmente trabalhar essa questão com fotos, as crianças absorvam.
 Houve alguns imprevistos, confesso, mas foi tudo solucionado. Como estava trabalhando a questão da escravidão, do negro, houve algumas piadas, mas tudo foi resolvido.

Um comentário: