PLANO DE AULA -HISTÓRIA -IMAGENS
A MÃO-DE-OBRA ESCRAVA NO BRASIL
Tema: Os escravos no Brasil
Tempo estimado: 3 aulas
Público alvo: alunos do 4° ano
· Objetivos específicos
Promover junto aos alunos uma reflexão acerca do período da escravidão no Brasil, bem, como a mão-de-obra escrava e sua importância.
· Objetivos gerais
· Explorar o significado da escravidão no Brasil através de imagens que representa esta época.
· Avaliar através de fotos a escravidão do passado e formas de “escravidão no presente”.
· Estratégias de ensino
1- Pesquisar e levar para a sala de aula fotos, revistas, jornais, sobre o período de escravidão no Brasil e outras formas de escravidão no Brasil hoje.
2- Após a exposição das reportagens e fotos, levantar a discursão acerca do tema e a leitura de uma imagem representando este período.
· Recursos utilizados
· Internet –livro didático
· Jornal e revistas
· Imagens- fotos de escravos
· Atividades
Dividir a sala em dois grupos: o grupo do presente e um grupo do passado, o 1° grupo fará uma leitura de uma imagem do período da escravidão no Brasil, o 2° grupo fará uma leitura de uma imagem atual sendo esta caracterizada com um trabalho “escravo”.
Desenvolvimento 1ª aula - No 1° momento uma discursão com os alunos acerca da escravidão no Brasil, trabalho escravo de imagens.
2ª aula- No 2º momento da aula, após a breve explicação ocorridos na 1ª aula será dividido a turma em duas equipes e distribuídas 2 imagens, uma remete ao período da escravidão no pais, 2ª imagem é atual, fazendo alusão a escravidão.
3ª aula- Neste ultimo momento será solicitado as esquipes que socializem a leitura que fizeram das imagens, juntamente com as informações oferecidas pela professora, e fará um texto.
Avaliação
Durante a avaliação, será levando em consideração a participação nas atividades, a leitura realizada da imagem, o material pesquisado trazido pelos alunos e finalmente a produção de um texto.
RELATÓRIO DE APLICAÇÃO
Apresentação
O presente trabalho foi solicitado pelo professor Ricardo Pacheco da disciplina metodologia do ensino de história II do curso de pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O trabalho consiste em um plano de aula onde devemos trabalhar com uma das metodologias abortadas em sala de aula.
O plano de aula foi pautado no período escravo no Brasil, respectivamente a mão-de-obra escrava, fazendo uma ponte com trabalhos que se assemelham a trabalho escravo no Brasil atual. Fazendo uma reflexão com as crianças acerca da Brasil no Brasil.
Métodos e Técnicas
A proposta do trabalho foi elaborar um plano de aula com a intenção de trabalhar o período da escravidão no Brasil e a mão-de-obra escrava.
Para a realização do plano de aula foi utilizado recursos da internet, revistas, jornas e fotos de escravos trabalhando. Foi feito uma discussão com a turma sobre este período, o trabalho realizado pelos escravos e o fim deste período.
Além dos recursos utilizados, também será distribuído imagens onde os alunos terão que fazer uma leitura em seguida socializar suas opiniões com o grande grupo. O plano será aplicado em três aulas. Após todas as discussões em sala e leitura de imagens as equipes terão que produzir um texto com tudo que discutido no texto deverá conter a compreensão das equipes acerca do tema escravidão e sobre a mão-de-obra escrava.
Resultados
Foi muito interessante à aplicação dessas aulas o interesse e curiosidade dos alunos acerca do tema. Eram muitas as opiniões dos alunos sobre a questão.
Ficaram bastante interessados na questão do trabalho escravo e espantados com as formas de trabalho na atualidade que podem ser chamada de trabalho escravo com condições sub-humanas de vida.
Houve grande envolvimento da turma e entusiasmo com as fotos em descobrir coisas novas, muitas sugestões e opiniões, depois, é claro que houve alguns comentários que esteja na programação.
Os resultados foram bem satisfatórios, no geral as aulas foram bem aceitas a professora ficou na sala um apoio para o sucesso da aula.
Discussão
Foi muito interessante ministrar essas aulas, a temática escolhida foi pertinente, principalmente trabalhar essa questão com fotos, as crianças absorvam.
Houve alguns imprevistos, confesso, mas foi tudo solucionado. Como estava trabalhando a questão da escravidão, do negro, houve algumas piadas, mas tudo foi resolvido.
Descrição da atividade,sem reflexão ou uso da bibliografia da disciplina.
ResponderExcluir